Estamos no mês de agosto, o Mês Vocacional, e queremos refletir um pouco sobre a VOCAÇÃO de Maria e a nossa.
O mistério da Encarnação do Filho de Deus é um dos maiores mistérios da nossa fé. E o texto de Lucas deve nos ajudar a refletir sobre o mistério divino e humano da nossa vocação.
“O Anjo disse: Não temas, Maria! Deus te oferece a sua graça”.
Sempre que recebemos uma vocação especial temos medo; do sacerdócio, do matrimônio, de uma nova missão ou profissão...
Este medo pode ser sinal de covardia, ou de responsabilidade. Os covardes analisam as consequências e desistem dizendo NÃO a Deus.
Os responsáveis analisam e enfrentam com coragem dando o seu SIM decidido e generoso.
Assim fez Maria confiante na Palavra de Deus: “Ele te dá sua força!”. Pela fé MARIA disse SIM.
Que Maria seja nosso exemplo para dar o nosso SIM e cumprirmos com fidelidade os compromissos assumidos no matrimônio, na maternidade ou paternidade, no sacerdócio, na vida consagrada... Também nós, se somos chamados podemos contar com a graça, com a força, com a bênção de Deus.
Quando os compromissos são indissolúveis, o(a) religioso(a), o(a) esposo(a), o diácono, o padre, o bispo dizem: O meu compromisso é para sempre, nunca voltarei atrás!
Portanto que o nosso SIM, como o de Maria seja repleto de amor e de alegria, mesmo no meio das dificuldades e sofrimentos.
Pelo SIM de Maria a humanidade recebeu o Salvador, a vida humana recuperou seu sentido, sua alegria, sua esperança.
Que pelo SIM generoso dos homens e mulheres o mundo se renove na esperança e no amor de Deus, para que tenhamos “novos céus e nova terra, um mundo onde reine a justiça” (2Pd 3,13).
Que Maria nos alcance de Deus a coragem de responder SIM aos chamados de Deus, e a força e a alegria de assumir e viver em plenitude a vocação recebida.