A memória litúrgica de Nossa Senhora da Luz acontece no dia 02 de fevereiro, dia da Festa da Apresentação do Senhor. A Virgem Maria está intimamente associada à obra salvadora de Cristo, pois como Mãe de Deus, ela se oferece com seu Filho Jesus pela redenção da humanidade. A imagem de Nossa Senhora da Luz nos mostra a Mãe solícita da humanidade que traz num dos braços o seu Filho, que é a "Luz do mundo" e noutra mão uma tocha de luz, a mostrar-nos o caminho do seguimento de Jesus.
Nossa Senhora da Luz é a padroeira da Paróquia Nossa Senhora da Luz e da cidade de Luz . A primeira capela erguida em sua honra em Luz se dá pelos anos de 1780. A segunda capela foi construída no ano de 1813. Quando da criação da Diocese do Aterrado - assim se chamava a Diocese de Luz até 1960, aos 08/07/1918, a então capela foi totalmente reconstruída pelo Pe. Joaquim das Neves Parreira para ser a Catedral Diocesana. Em 1941, Dom Manoel Nunes Coelho, nosso primeiro bispo diocesano entregou ao Povo de Deus a belíssima atual Catedral.
Quando da criação do nosso Seminário, através da "Carta Circular sobre o Seminário e as Vocações Sacerdotais", de 24/04/1961, Dom Belchior Joaquim da Silva Neto, nosso segundo bispo diocesano, quis ressaltar esta "presença maternal de Nossa Senhora na vida de todos os vocacionados". Com ela todos somos chamados a "incendiar o mundo com a chama do amor da Palavra de Jesus!"
Nosso Seminário Diocesano, com seus 62 anos de história, sob a proteção de Nossa Senhora da Luz, continua a cumprir sua missão: "formar presbíteros a serviço do Povo de Deus!".