Seminaristas Recebem o LEITORADO


No último dia 11 de junho, no Seminário Diocesano Nossa Senhora da Luz, na casa dos seminaristas de Luz em Belo Horizonte de nossa Diocese, Dom Félix celebrou a Missa em que os seminaristas do 3º ano de Teologia: Carlos César, Fabrício, João Paulo e Marcelo Albino receberam o Ministério do Leitorado.
Além de nosso Bispo e do formador da Teologia, Padre Orlando, estava presente o Pe. João Alisson, pároco da paróquia são Sebastião de Formiga.
Em sua pregação, Dom Félix ressaltou a importância do Leitorado na formação presbiteral de nossos seminaristas; dizendo que “o padre é homem da palavra de Deus”, anunciador da mesma e enfatizou o zelo, cuidado e apreço por esta. Também sobre a sintonia que este ministério tem com as linhas de ação das Diretrizes da Ação Evangelizadora 2011-2015, especialmente no que diz respeito à Palavra de Deus.
Nossos Estudantes da Teologia sentiram-se felizes por alcançarem mais esta etapa da formação.
A partir deste ministério, nossos irmãos prosseguem em sua caminhada de serviço em espera do próximo ministério, o de acolitato, e em seguida da ordenação diaconal em vista da sacerdotal vindoura.

Os Ministérios do “Leitorado e Acolitato” são sinais concretos do amor de Deus, da sua eleição gratuita e dos seus dons concedidos para o serviço aos irmãos. Aqueles que o recebem servem à Igreja, ao Povo de Deus, a começar de suas famílias religiosas, a Comunidade que os gerou e os apresentou à Igreja como filhos em condições de assumirem este serviço e responsabilidade eclesial. O Ministério do Leitorado diz respeito, acima de tudo, ao amor à Palavra de Deus. Não basta conhecê-la, é preciso se deixar plasmar por ela e anunciá-la com paixão.
Os que recebem da Igreja o ministério do leitorado, recebem também dela a confiança e o dom para a proclamação da Palavra de Deus na assembleia litúrgica, na catequese para os sacramentos e na preparação de outras pessoas que exercerão ministérios na Sagrada Eucaristia.
O candidato instituído no ministério do leitorado (Serviço da Proclamação da Palavra de Deus) e do Acolitato (serviço-auxílio ao altar da Eucaristia), são imbuídos da graça para a missão de auxiliar os presbíteros e diáconos no desempenho de suas funções. Estes ministérios, apesar de serem próprios dos leigos, são conferidos na etapa da Teologia por serem obrigatórios para aqueles que serão ordenados diáconos ou presbíteros, “múnus evangelizador da Igreja”.

*** Formando Presbíteros a Serviço do Povo de Deus!!! *** "Nossa Senhora da Luz, Rogai Por Nós!" ***

Como Você Sente o Chamado ao Sacerdócio?

 
Criação, Desenvolvimento e Formatação: José Luciano Soares