Um Pouco de Nossa História
A Diocese de Luz, antes chamada de Diocese do Aterrado até 05 de Dezembro de 1960, foi criada a 08 de Julho de 1918, pela bula papal Romanis Pontificibus, assinada pelo para Bento XV, tendo sido desmembrada da Arquidiocese de Mariana e da então Diocese de Uberaba.
Hoje, a área total da Diocese de Luz é de 24.990 Km2 e sua população aproximadamente é de 440.764 habitantes em 34 municípios situadas na região centro-oeste de Minas Gerais. Ela faz divisa com as arquidioceses de Diamantina e Uberaba e com as dioceses de Campanha, Divinópolis, Guaxupé, Oliveira, Patos de Mina e Sete Lagoas.
O território da diocese abrange 34 municípios: Abaeté, Arcos, Bambuí, Biquinhas, Bom Despacho, Campos Altos, Capitolio, Cedro do Abaeté, Córrego Danta, Córrego Fundo, Dores do Indaiá, Doresópolis, Estrela do Indaiá, Formiga, Guapé (Distrito de Araúnas), Iguatama, Japaraíba, Lagoa da Prata, Luz, Medeiros, Moema, Morada Nova de Minas, Paineiras, Pains, Pimenta, Piumhi, Pratinha, Quartel Geral, Santa Rosa da Serra, Santo Antônio do Monte, São Roque de Minas, Serra da Saudade, Tapiraí e Vargem Bonita.
Nossa Diocese de Luz consta também na organização pastoral de 5 foranias: 1) Forania de Abaeté – Cidades: Abaeté, Biquinhas, Cedro do Abaeté, Dores do Indaía, Estrela do Indaiá, Morada Nova de Minas, Paineiras, Quartel Geral e Serra da Saudade. Vigário Forâneo: Pe. Paulo dias Barbosa. 2) Forania de Bambuí – Cidades: Bambuí, Campos Altos, Córrego Danta, Iguatama, Luz, Medeiros, Pratinha, Santa Rosa da Serra e Tapiraí. Vigário Forâneo: Pe. Gilson Ribeiro da Silva. 3) Forania de Formiga – Cidades: Arcos, Córrego Fundo, Formiga e Pais. Vigário Forâneo: Pe. José Pimenta da Silva. 4) Forania de Lagoa da Prata – Cidades: Bom Despacho, Japaraíba, Lagoa da Prata, Moema e Santo Antônio do Monte. Vigário Forâneo: Pe. Marcos Tiago da Silva. 5) Forania de Piumhi – Cidades: Capitólio, Doresópolis, Pimenta, Piumhi, São Roque de Minas e Vargem Bonita. Vigário Forâneo: Pe. Dênis Cândido da Silva.
Ao longo de sua história, foram bispos da Diocese de Luz: Dom Manoel Nunes Coelho (1920-1667), Dom Belchior Joaquim da Silva Neto (1960-1949), Dom Eurico dos Santos Veloso (1994-2001), ------“Sede Vacante” (29/11/2001 a 18/05/2003), hoje é nosso atual bispo Dom Antônio Carlos Félix (2003...).
Sob a coordenação dos respectivos reitores, os 3 seminaristas do Propedêutico e Filosofia residem e estudam no Seminário Nossa Senhora da Luz em Luz e os 14 seminaristas da Teologia residem na Casa dos Seminaristas de Luz e estudam no Instituto Teológico Dom João Resende Costa, ambos em Belo Horizonte.
A Diocese de Luz possui 44 paróquias e 03 capelanias e contam com: 56 padres diocesanos residentes; 11 religiosos pertencentes a 03 congregações religiosas masculinas; 45 freiras pertencentes a 08 congregações religiosas femininas; 26 leigas consagradas de 02 institutos seculares.
Parabéns Diocese de Luz
Hoje, de maneira especial, somos gratos por tudo o que a Diocese de Luz representa para o seu povo. Em toda a sua história, quantas coisas boas foram acontecendo! Desde o inicio, mesmo com as dificuldades de comunicação, a Palavra de Deus foi levada aos lugares mais diversos.
Tivemos pastores, leigos, religiosas que, com coragem, levaram a diante tudo que a Igreja propunha, desde os primeiros tempos de sua existência.
Se chegamos até aqui é porque inúmeras pessoas se doaram, num serviço generoso pelo Reino. E como a pastoral na Igreja é um processo dinâmico, hoje, outros tantos se doam, partilhando alegrias e tristezas com os irmãos de caminhada.
Atualmente, mesmo com as facilidades de comunicação, muitas coisas constituem um desafio. Mas a Diocese continua com o seu propósito de ser o fio condutor da Palavra de Deus para todos que tem abertura de coração e sabe acolher.
A Diocese de Luz, com seu povo, todos merecem nossa homenagem por tudo o que se viveu e se vive até o momento.
Que, fortalecidos pelo Senhor, continuemos servindo e amando Sua Igreja!